Planos, Programas, Estudos e Projetos de Controle e Monitoramento Ambiental
Programa de Treinamento e Capacitação Ambiental:
Oferecemos este programa em específico que consiste em programas educacionais para promover a consciência ambiental nos funcionários das empresas, com projetos que consigam aprimorar a percepção dos colaboradores, a fim de estreitar os laços entre eles e o meio ambiente. Com isso, é possível estimular a preocupação acerca do ecossistema nos trabalhadores e a atenção deles em prol da solução dos problemas relacionados ao meio ambiente.
Programa de Educação Ambiental para Trabalhadores (PEAT): Desenvolvemos e implantamos um programa de educação ambiental para trabalhadores que é uma ação pedagógica e/ou educativa que visa promover a consciência ambiental, as boas práticas ambientais e a segurança no trabalho. É um dever das empresas, públicas ou privadas, realizar esse tipo de programa para os colaboradores envolvidos nas atividades do empreendimento, especialmente se houver impacto no meio ambiente. O programa deve sensibilizar os trabalhadores sobre as características socioambientais da região, a necessidade de preservação da fauna e flora, o código de conduta e a convivência com o ambiente e as comunidades do entorno.
Programa de Comunicação Social (PCS):
Elaboramos e desenvolvemos o programa com o objetivo principal que é constituir um canal de comunicação contínuo entre o empreendedor e as populações atingidas, especialmente, no que diz respeito à população diretamente afetada. Sua execução normalmente é feita de forma integrada ao PEAT.
Programas de Conservação e Monitoramento de Biota: Elaboramos e executamos este programa de monitoramento que tem o propósito de avaliar e proteger a biota terrestre ou aquática da área de empreendimento e regiões adjacentes, monitorando assim os efeitos da atividade de instalação e operação, dando subsídio para as alterações necessárias no processo, que assegurem evitar impactos significativos à biota.
Programas de Resgate de flora e fauna:
Elaboramos e executamos estes programas, durante a supressão vegetal no início da fase de instalação de empreendimentos, pois são atividades mitigatórias, realizadas em áreas de influência direta de empreendimentos e atividades consideradas efetiva ou potencialmente causadoras de impactos à fauna e à flora e que são sujeitas ao licenciamento ambiental, como definido pela Lei n° 6938/81 e pelas Resoluções Conama n° 001/86 e n° 237/97.
Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD): Elaboramos e executamos este Plano, que define as medidas a serem adotadas para recuperar áreas degradadas, como antigas áreas de mineração, áreas contaminadas ou locais afetados por desmatamento. O PRAD, em suma, inclui ações de recuperação do solo, replantio de vegetação, reabilitação de cursos d’água, entre outras intervenções necessárias.
Programa de Monitoramento de Quali-Quantitativo dos Recursos Hídricos:
Elaboramos e executamos este Programa, que tem como objetivo caracterizar, acompanhar e avaliar a qualidade, bem como a quantidade (vazão) das águas superficiais dos empreendimentos de acordo com as diretrizes gerais definidas na Resolução CONAMA n° 357/2005 e suas alterações.
Programa de Monitoramento Hidrodinâmico e Sedimentométrico:
Elaboramos e executamos este Programa, que tem como objetivo estabelecer diretrizes de controle ambiental, envolvendo avaliações periódicas da hidrodinâmica e do transporte de sedimentos do curos hídrico, de modo a minimizar os impactos negativos causados pela implantação e operação de empreendimentos.
Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS):
Elaboramos e implantamos este Plano, que é um estudo que estabelece as diretrizes e procedimentos para o correto gerenciamento de resíduos sólidos e líquidos gerados pelo empreendimento. Ele detalha a segregação, acondicionamento, transporte, destinação final adequada e possíveis medidas para redução e controle da geração de resíduos.
Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV):
Elaboramos este estudo que visa avaliar os impactos de um empreendimento ou atividade nas áreas e comunidades vizinhas ao local onde será implantado. O objetivo do EIV é analisar os impactos socioambientais e urbanísticos que podem afetar a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas que residem ou trabalham nas proximidades do empreendimento.
Estudo e Análise de Bacia Hidrográfica
O Estudo e análise de uma bacia hidrográfica é uma ferramenta essencial para o estudo e gestão dos recursos hídricos. A análise e estudos de bacia hidrográfica deve se basear em princípios fundamentais para compreender e gerenciar a água em uma determinada região. Esses princípios incluem a delimitação da bacia, a identificação dos cursos d’água, a análise da precipitação pluviométrica, a estimativa de escoamento, da evapotranspiração, infiltração e a avaliação dos usos da água. Com base nesses dados, é possível realizar estudos mais aprofundados e tomar decisões embasadas para a preservação e o uso sustentável dos recursos hídricos.
Hidráulico/Hidrológico
Estudos hidrológicos tem sua importância na questão de determinar, quantificar e analisar as águas superficiais de um determinada área , região ou corpo hídrico em especifico, na qual se pretende implementar algum projeto de engenharia.
Estudo Hidrogeológico
O Estudo Hidrogeológico minimiza os impactos das terraplenagens no rebaixamento do lençol freático, que pode ser permanente ou temporário, conforme a obra. Geralmente, está ligado a projetos de contenção e estudos geotécnicos em Obras Civis, e não ao diagnóstico ambiental de nascentes ou cursos d'água.
Estudo Geotécnico
Um estudo geotécnico consiste em uma série de levantamentos e análises que permitem obter as informações geológicas e geotécnicas do terreno, necessárias para a elaboração de um projeto de construção.